22.5 C
Pontevedra
Luns, 15 de Abril de 2024
Máis
    HomeComarcasAlén da RaiaValença vai avançar com intervenções na floresta

    Valença vai avançar com intervenções na floresta

    A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a intervenção em 12 manchas florestais, próximas a aglomerados populacionais, nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins. Esta operação, denominada ‘Condomínios de Aldeia’, implicará um investimento de cerca de 575 mil euros e vai promover uma grande intervenção florestal, à volta de 12 aglomerados populacionais destas freguesias. O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo.

    Os trabalhos vão implicar ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura / manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais. Estas ações vão decorrer em áreas de terrenos baldios e privados, de acordo com os proprietários.

    Ao longo dos últimos meses a Câmara Municipal desenvolveu sessões de apresentação / esclarecimento sobre esta operação, em todas as freguesias abrangidas, que contou com a participação do vereador Arlindo de Sousa. Os proprietários que necessitem de esclarecimentos adicionais podem contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, bem como o Gabinete Técnico Florestal do Município, sito no Edifício dos Serviços de Desenvolvimento Social e Cultural, na Avenida da Juventude, ou através do telefone 251 800 331.

    Em Cerdal a operação vai decorrer nas áreas envolventes ao lugar de Gondelim.

    Na União de Freguesias de Gandra e Taião, estarão abrangidos os lugares de Felgueiras, em Taião e Mondim de Cima, Paço e Ozão em Gandra.

    Na União de Freguesias de Gondomil e Sanfins, estarão abrangidos os lugares de Quebrada e Eiras em Sanfins, Laços, Pereiro, Silhães e Aldeia em Gondomil.

    Na Freguesia de Boivão estará abrangido o lugar da Pedreira.

    Para além destas intervenções a Câmara Municipal vai, também, promover ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados, proceder à aquisição de um biotriturador, reforçar e melhorar a sinalética dos pontos de água e proceder à sinalização de zonas de lazer e espaço verde, na União de freguesias de Gandra e Taião e de Gondomil e Sanfins.

    A intervenção do Município de Valença enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100 % pelo Programa de Recuperação e Resiliência, à medida “Condomínio de Aldeias”.

    LIBROS

    A pegada de «Ronsel»

    A editorial Galaxia vén de recuperar a súa vella colección «Ronsel», concibida nos anos 80 para darlle cabida «a novas voces e a novas temáticas das nosas letras», en palabras da propia editorial. Daquela, foi o espazo no que se deron a coñecer algúns autores que, andado o tempo, acadarían sona no noso sistema literario, como foi o caso de Darío Xohán Cabana ou Miguel Anxo Murado. Nesta nova andaina e, polo de agora, estréase con dúas publicacións, pero anuncian novas sorpresas ao longo de todo este ano.

    Dores Tembrás, «Enxertos»

    A nostalxia é unha materia prima habitual á hora de escribir poesía, mais non fai falla chegar a tanto. Se, a cotío, esa nostalxia leva implícita certa dose de tristura morriñenta para lembrar tempos pretéritos, non sempre ten que ser así, como demostra Dores Tembrás no seu último poemario, «Enxertos». Dores mergúllase na súa propia memoria, na súa infancia na aldea e na mocidade urbanita, para poñer en práctica unha modalidade de nostalxia leda e luminosa, alonxada de tristuras e saudades

    Queridos Reis Magos…

    Nas cartas aos Reis Magos de Oriente nunca debe faltar unha boa dose de literatura, sexa cal sexa a idade do receptor. Neste andel, como facemos sempre, queremos aportar algunhas recomendacións dirixidas aos máis pequenos da casa.