14.9 C
Pontevedra
Venres, 20 de Maio de 2022
Máis
    HomeComarcasAlén da RaiaCrianças do 3º e 4º ciclos sensibilizadas para as dificultades dos daltónicos

    Crianças do 3º e 4º ciclos sensibilizadas para as dificultades dos daltónicos

    Ação promovida pela Câmara Municipal Vila Nova de Cerveira e pelo Agrupamento de Escolas vai dar a conhecer o “alfabeto universal de cores” e desafiar os alunos a verem o mundo como um daltónico vê. Serão, ainda, realizados rastreios visuais e de daltonismo.

    Com o objetivo de sensibilizar e até detetar eventuais casos de daltonismo em contexto escolar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Agrupamento de Escolas do concelho acolhem, no dia 21 de fevereiro, uma equipa do ColorADD que vai dinamizar junto dos cerca de 70 alunos, das turmas do 3º e 4º anos de escolaridade, uma ação prática alertando para as dificuldades subjacentes a esta alteração visual, informando da existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia a dia.

    Inédito e diversas vezes premiado por todo o mundo, nomeadamente com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Código ColorADD, desenvolvido pelo designer português Miguel Neiva, consiste num “alfabeto universal de cores” representado por símbolos gráficos, permitindo a integração dos daltónicos em todas as atividades que exigem o reconhecimento da cor.

    Além da vertente de sensibilização com a aplicação de exercícios práticos para dar a conhecer como um daltónico vive o seu dia a dia, a equipa do ColorADD estabelece parcerias com óticas locais e nacionais, de forma a que em cada sessão seja possível a realização de rastreios visuais e de daltonismo, quer permitam identificar casos de crianças daltónicas.

    A ideia de Miguel Neiva de criar um sistema de identificação de cores para daltónicos nasceu quando partiu para a temática da sua tese de mestrado. Durante oito anos esteve em contacto com médicos e pessoas daltónicas para perceber as dificuldades e limitações que enfrentam, mas também para encontrar uma ferramenta inovadora que ajudasse a garantir uma comunicação acessível para todos. Dois anos pós a defesa da tese, em 2010 nasce o projeto ColorADD, atualmente implementado em vários cantos do mundo, nas mais diversas áreas da Educação, Atividade Económica, Cultura, Mobilidade, Modernização Administrativa, Ambiente e a própria Comunicação.

    Estima-se que, em todo o mundo, existam 350 milhões de pessoas com esta limitação que impede a correta identificação das cores.

    COLABORACIÓNS

    ¡El mago de la electrónica, ha muerto!

    El personaje de la portada, es probable que a muchos lectores no le suene, quizás algunos al ver los cachibaches que está utilizando, se puedan hacer una pequeña idea, pero los seguidores de la música electrónica clásica y el Krautrock, seguro que si lo conocen perfectamente. Estamos hablando del mago de la electrónica, uno de esos pioneros que elevaron este estilo musical y la forma de hacer música al grado de celestial. Esta semana nos ha dejado el gran e inigualable, Klaus Schulze.

    Ledicia Costas, «O neno de lume»

    Ledicia Costas ten unha imaxinación poderosa e unha rara habilidade para a construción do que poderiamos chamar «relato marabilloso», ese que mistura realidade e fantasía, no que conviven persoas do común con seres sobrenaturais dotados de habilidades especiais.

    Mamá

    Cuatro letras de una de las palabras que primero aprendemos, que más pronunciamos a lo largo de nuestra vida y que más seguridad nos transmite.

    Brillante papel do CN Ponteareas nos campionatos de España de Torremolinos

    Torremolinos, en Málaga, foi a sede do XXII campionato de España “Open” Absoluto–XXXVIII Campionato de España júnior, que se disputou en piscina de 50 metros do 9 ao 13 de abril. O evento congregaba aos principais nadadores e nadadoras nacionais e foi retransmitido en directo pola canle Teledeporte.

    Colaboradores

    Alberto Aliaga Sola
    19 POSTS0 COMMENTS
    Bea Sanfa
    12 POSTS0 COMMENTS
    Manrique Fernández
    63 POSTS0 COMMENTS
    Paz de la Peña
    40 POSTS0 COMMENTS
    Ricardo Canosa Bastos
    14 POSTS0 COMMENTS
    Roberto Mera
    4 POSTS0 COMMENTS
    Avatar
    1 POSTS0 COMMENTS