17.8 C
Pontevedra
Luns, 3 de Outubro de 2022
Máis
    HomeComarcasAlén da RaiaVila Nova de Cerveira disponibiliza acceso gratuito à 'escola virtual' a cerca...

    Vila Nova de Cerveira disponibiliza acceso gratuito à ‘escola virtual’ a cerca de 300 alunos do 1º ciclo

    Autarca, Rui Teixeira, sublinha o papel fundamental da Câmara Municipal na criação das melhores condições para “as crianças, que são o futuro do nosso concelho, crescerem com conhecimento”

    O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Guerreiro,  entregaram, esta sexta-feira, o Manual de Utilizador de acesso gratuito à plataforma online ‘Escola Virtual’ às cerca de 300 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do concelho. Rui Teixeira e Sónia Guerreiro aproveitaram, ainda, a visita aos três centros escolares para contactar com algumas necessidades identificadas pelos docentes ao nível da melhoria dos espaços.

    Foi num ambiente de entusiamo e curiosidade que as crianças do 1º ciclo de Vila Nova de Cerveira receberam dois dos membros do executivo municipal, agradecendo a entrega de mais uma ferramenta digital que vai ajudar a aprofundar as competências educativas adquiridas em contexto escolar, mas também aproveitando o momento de grande interação para falar do futuro ou até colocar alguma questão ao Presidente da Câmara Municipal.

    Entre aspirantes a polícias, médicos e bombeiros, algumas crianças quiseram saber qual a dificuldade de ser Presidente de Câmara. Rui Teixeira explicou ser uma tarefa de muito trabalho, “pois é como gerir um governo pequeno com muitas áreas para dar resposta, sendo necessário dedicar muito tempo ao Município”. Mas também reforçou o lado “gratificante do cargo, sobretudo no caso da educação, ao proporcionar as melhores condições para ajudar, cada um dos alunos, a crescer com conhecimento para puderem seguir a profissão que desejarem quando forem grandes”.

    A ‘Escola Virtual’ é uma plataforma concebida pela Porto Editora que reúne milhares de exercícios, organizados por tópicos de programa que avaliam o conhecimento do aluno. Em função dos resultados, são sugeridas aulas interativas para a revisão da matéria, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno.

    Ao proporcionar o acesso gratuito à ‘Escola Virtual’, o Presidente Rui Teixeira assegura que “a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a contribuir para que as crianças cerveirenses “tirem verdadeiro partido” da transição digital que vivemos de uma forma cada vez mais acelerada, “considerando prioritário garantir a inclusão digital, o sucesso escolar e a diminuição do abandono escolar precoce e da exclusão social”.  Reforçando, “só garantindo o acesso de todos à educação, conseguiremos garantir, no futuro, um tecido social e empresarial empreendedor, competitivo e sustentável e, acima de tudo, capaz de gerar valor. Mas para isso, temos de gerar valor já. E uma das formas de respondermos a esse desafio é apostando na educação dos mais jovens, capacitando-os para o futuro. Futuro esse que é, também, cada vez mais tecnológico”.

    Além do 1º ciclo, o autarca cerveirense e a Vereadora da Educação também visitaram as crianças a frequentar o pré-escolar dos centros escolares de Cerveira, Norte e de Covas, e conversaram com cada um dos docentes e educadoras, auscultando as sugestões e alguns pedidos de melhoria de alguns espaços exteriores.

    COLABORACIÓNS

    Heterodoxos

    A editorial Galaxia vén de sacar do prelo unha nova colección que, baixo a denominación xenérica de «Heterodoxos», pretende darlle voz a autores ou obras que, polas súas peculiaridades, non teñen cabida dentro das coleccións habituais das editoriais.

    Teatro para nen@s

    Sempre fun dos que defenden a valía do teatro como asignatura en todos os niveis da educación. Polas súas evidentes compoñentes pedagóxicas e pola súa capacidade para aprender a expresarnos en público e a empatizar con outros, tan distintos de nós, merecería un espazo de honra no noso curriculo educativo. Por iso non quero deixar pasar o inicio do novo curso escolar sen facer un par de recomendacións de pezas teatrais dirixidas aos máis pequenos da casa.

    Ramón D. Veiga, «Zoom»

    En ocasións, a literatura xorde dun puro divertimento, dun simple xogo que alicerza a escrita e do que o autor ou autora se fai partícipe dende o inicio. Hai exemplos numerosos ao respecto, ás veces concibidos como simples exercicios de estilo, outras, como argalladas transgresoras coas que experimentar un xeito determinado de escribir. O que hoxe traemos a este espazo parece encaixar perfectamente nese prantexamento lúdico.

    ¡Galicia negra!

    En estos últimos días, mejor dicho ya semanas, estamos volviendo a la cruda realidad de ver a nuestra Galicia de nuevo ennegrecida por el humo y por los incendios. No es algo que nos pille de sorpresa, por desgracia ya es algo habitual desde hace muchos años aunque, este año, se ha adelantando en el tiempo, ya que lo que solía ocurrir principalmente a finales de verano, debido a la climatología de este año, ya está sucediendo en estos meses.

    Colaboradores

    Alberto Aliaga Sola
    20 POSTS0 COMMENTS
    Bea Sanfa
    14 POSTS0 COMMENTS
    Manrique Fernández
    69 POSTS0 COMMENTS
    Paz de la Peña
    40 POSTS0 COMMENTS
    Ricardo Canosa Bastos
    14 POSTS0 COMMENTS
    Roberto Mera
    4 POSTS0 COMMENTS
    Avatar
    1 POSTS0 COMMENTS