17.9 C
Pontevedra
Martes, 17 de Maio de 2022
Máis
    HomeComarcasAlén da Raia‘Festa da História’ revivida com animação de rua itinerante por um dia

    ‘Festa da História’ revivida com animação de rua itinerante por um dia

    Vila Nova de Cerveira readapta mais um dos seus grandes eventos de verão aos condicionalismos provocados pela Covid-19. Reduzida a um único dia, a edição 2021 da ‘Festa da História’ apresenta-se com animação de rua itinerante alusiva aos 700 Anos da Fundação do concelho. Atividade está decorre este sábado, 21 de agosto, pelas ruas do centro histórico.

    Em ano comemorativo dos sete séculos de atribuição da Carta do Foral de D. Dinis a Vila Nova de Cerveira (1321-2021), a Câmara Municipal, com a produção habitual da Associação Velha Lamparina, retrata alguns dos episódios marcantes da época medieval, tendo como protagonista o Rei D. Dinis, a sua vida e a sua ação em Cerveira, através de música e dança, encenações e peças de teatro.

    Dando cumprimento às regras emanadas pela Direção-Geral de Saúde, esta versão de reviver a ‘Festa da História’ arranca às 16h00, com Cortejo Real realizado apenas com atores da Velha Lamparina, numa comitiva muito restrita. Estará ‘presente’ El Rei D. Dinis, acompanhado de sua esposa, a Rainha Santa Isabel, e dos seus dois filhos, além de um pequeno grupo de serventia, música ao vivo e soldados.

    Cm saída da Câmara Municipal, o Cortejo Real percorre a Avenida José Pedreira, a Rua Costa Brava, a Rua César Maldonado, o Terreiro, a Rua Queirós Ribeiro, o Largo 15 de Fevereiro, a Avenida 1º de Outubro, a Praça Alto Minho e terminar no Terreiro. Aí, mesmo em frente ao Castelo, pelas 16h30, será encenada a entrega da Carta Foral por el Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira; para as 18h00, está prevista a Encenação do ‘Dia na Corte com El Rei D. Dinis’ e às 22h00, a peça de teatro intitulada ‘Recordar El Rei D. Dinis’. Pelo segundo ano consecutivo, a ‘Festa da História’ de Vila Nova de Cerveira não se realizará com a vasta programação, de dias e de atividades, na expetativa de que a alegria contagiante que lhe é  tão caraterística e que a reconhece como uma das 12 feiras medievais mais relevantes do país possa ser vivida em 2022.

    COLABORACIÓNS

    ¡El mago de la electrónica, ha muerto!

    El personaje de la portada, es probable que a muchos lectores no le suene, quizás algunos al ver los cachibaches que está utilizando, se puedan hacer una pequeña idea, pero los seguidores de la música electrónica clásica y el Krautrock, seguro que si lo conocen perfectamente. Estamos hablando del mago de la electrónica, uno de esos pioneros que elevaron este estilo musical y la forma de hacer música al grado de celestial. Esta semana nos ha dejado el gran e inigualable, Klaus Schulze.

    Ledicia Costas, «O neno de lume»

    Ledicia Costas ten unha imaxinación poderosa e unha rara habilidade para a construción do que poderiamos chamar «relato marabilloso», ese que mistura realidade e fantasía, no que conviven persoas do común con seres sobrenaturais dotados de habilidades especiais.

    Mamá

    Cuatro letras de una de las palabras que primero aprendemos, que más pronunciamos a lo largo de nuestra vida y que más seguridad nos transmite.

    Brillante papel do CN Ponteareas nos campionatos de España de Torremolinos

    Torremolinos, en Málaga, foi a sede do XXII campionato de España “Open” Absoluto–XXXVIII Campionato de España júnior, que se disputou en piscina de 50 metros do 9 ao 13 de abril. O evento congregaba aos principais nadadores e nadadoras nacionais e foi retransmitido en directo pola canle Teledeporte.

    Colaboradores

    Alberto Aliaga Sola
    19 POSTS0 COMMENTS
    Bea Sanfa
    12 POSTS0 COMMENTS
    Manrique Fernández
    63 POSTS0 COMMENTS
    Paz de la Peña
    40 POSTS0 COMMENTS
    Ricardo Canosa Bastos
    14 POSTS0 COMMENTS
    Roberto Mera
    4 POSTS0 COMMENTS
    Avatar
    1 POSTS0 COMMENTS