22.4 C
Pontevedra
Mércores, 4 de Agosto de 2021
Máis
    HomeComarcasAlén da RaiaAcácio de Carvalho pinta mural de 50 metros no Aquamuseu do Rio...

    Acácio de Carvalho pinta mural de 50 metros no Aquamuseu do Rio Minho de Vila Nova de Cerveira

    Integrada na candidatura LowPlast – a arte de reduzir o plástico, o artista Acácio de Carvalho realizou uma pintura mural com inspiração num jogo de elementos geométricos e animais do mundo marinho e dos Oceanos em geral. O objetivo? Alertar para a problemática da poluição ambiental em geral e, em particular, para o excesso do uso de plástico e consequente poluição dos oceanos.

    Trata-se de mais um projeto de arte pública criado por Acácio de Carvalho, que pode ser visitado e observado no espaço exterior do Aquamuseu do Rio Minho (Parque de Lazer do Castelinho). Nas palavras do artista, o intuito é “sensibilizar para a redução e prevenção de plásticos no ambiente aquático e motivar a mudança de comportamentos na defesa do ambiente”.

    Click para ampliar

    Indo ao encontro do público, “a paisagem envolvente não funciona como um fundo, antes se transforma, na própria génese constitutiva e indissociável da manifestação artística”, acrescenta o autor.

    A pintura, que possui cerca de 50 metros de largura, conta com a colaboração de Daniela Carvalho e Lúcia Nunes. O trabalho será apresentado ao público, amanhã (13 de julho), pelas 11h30, no âmbito das celebrações do 16º aniversário do Aquamuseu do rio Minho.

    A intervenção surge no âmbito do projeto LowPlast – a arte de reduzir o plástico, promovido pelo Aquamuseu do Rio Minho – Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Fundação Bienal de Arte Cerveira, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o Instituto Interdisciplinar de Artes – DTK (Noruega), financiado pelos EEA Grants. O projeto engloba, ainda, ações de monitorização, disseminação de boas práticas e criação de elementos artísticos, no qual se enquadra a participação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

    Recorde-se que Acácio de Carvalho foi premiado na Bienal Internacional de Arte de Cerveira em 2001 e tem vindo a colaborar com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira na criação de projetos artísticos de grande escala, como em 2018 a obra Assalto ao Castelo em Vila Nova de Cerveira e, em 2019, a pintura de um mural na vila de San Sperate (Sardenha, Itália).

    COLABORACIÓNS

    O Morrazo e O Salnés, éxito asegurado

    Con motivo del día de la patria gallega esta publicación está dedicada a nuestra mágica tierra. “Miña terra galega, donde el cielo es siempre gris” cantaba Siniestro Total allá por los 80.

    Santiago Lopo, «A carteira»

    Santiago Lopo volve a sorprendernos cunha novela na que demostra a súa habilidade para conxugar unha chea de elementos que semellan dispares e que, baixo a súa pluma, combinan á perfección, e facelo dun xeito ameno sen que iso signifique deixar de lado nin a fondura de pensamento nin certa capacidade reivindicativa.

    Clafoutis, un postre clásico francés a base de cerezas

    Os presento uno de los postres más conocidos de la repostería francesa, el Clafoutis. Un postre sencillo, con una elaboración y una combinación de ingredientes que le dan una textura y sabor exquisitos. La combinación de almendra y cereza veréis que es realmente deliciosa.

    Colaboradores

    Alberto Aliaga Sola
    8 POSTS0 COMMENTS
    Ángel Covelo
    6 POSTS0 COMMENTS
    Bea Sanfa
    3 POSTS0 COMMENTS
    Manrique Fernández
    43 POSTS0 COMMENTS
    Paz de la Peña
    34 POSTS0 COMMENTS
    Ricardo Canosa Bastos
    1 POSTS0 COMMENTS
    Roberto Mera
    2 POSTS0 COMMENTS