Mércores, 15 Xaneiro de 2025

Os atletas seniores do projeto ‘In common sports’ recibidos polo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

Participantes internacionais tiveram oportunidade de marcar presença num encontro com os atletas olímpicos de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Tomiño.

Decorridos quase quatro anos de  trabalho do projeto IN COMMON SPORTS sob a liderança do município de Vila Nova de Cerveira, e no âmbito da 9ª reunião internacional, foram divulgados os resultados do estudo Os fatores motivacionais para a prática contínua de exercício físico na população idosa e o impacto das “Olimpíadas Intergeracionais“ na aptidão física e mental dos idosos” que sintetizam os objetivos do projeto e as metas atingidas pelas seis entidades envolvidas dos cinco países participantes: Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Bulgária.

A reunião internacional, que decorreu nos dias 09 e 10 de novembro, acolheu os parceiros que integram o consórcio e a representante da entidade eslovena que incorpora o novo projeto IN COMMON SPORT + 2021-2023. No dia 09 de novembro, foi dinamizado o evento Multiplier Sport Event” na Escola Superior de Desporto e Lazer em Melgaço, para a disseminação dos resultados do estudo que contou com a presença dos alunos da Escola Superior e onde cada parceiro efetuou uma apresentação divulgando o impacto do projeto nas suas regiões.

No dia 10 de novembro, os participantes internacionais tiveram oportunidade de marcar presença num encontro com os atletas olímpicos de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Tomiño e receberam as boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira e da Vereadora do Desporto, Carla Segadães. Considerado o impacto do projeto na nossa região foi com palavras de esperança e aposta numa maior dinamização das atividades que o novo autarca saudou os atletas seniores.

Foi, ainda, um momento de troca de boas práticas e testagem “in loco” das regras das modalidades coletivas que integram as competições “Olympics4all” entre os treinadores internacionais e os atletas que representam a equipa de Vila Nova de Cerveira.

Até ao final do projeto, que termina a 31 de dezembro do corrente ano, está prevista a realização da última reunião internacional no concelho de Pontevedra –Galiza, sob a liderança da Universidade de Vigo– entidade parceiro do projeto.