14.5 C
Pontevedra
Venres, 19 de Abril de 2024
Máis
    HomeComarcasAlén da RaiaNoites de Fado’21, dois fins-de-semana, quatro fadistas, quatro concertos

    Noites de Fado’21, dois fins-de-semana, quatro fadistas, quatro concertos

    Marco Rodrigues, Katia Guerreiro, Sara Correia e Aldina Duarte são os convidados da edição 2021 das ‘Noites de Fado’ de Vila Nova de Cerveira. Reserve na agenda as noites de 6, 7, 13 e 14 de agosto. Bilhetes disponíveis na Loja Interativa de Turismo, no website da Eurocidade Cerveira-Tomiño ou no próprio dia no local.

    A homenagem ao fado num registo intimista com o público volta a subir ao palco da ‘Vila das Artes’, num cenário obrigatoriamente diferente devido aos condicionalismos provocados pela Covid-19, mas um sucesso já comprovado após a realização dos concertos do Cerveira Acústica’ 21. Após reflexão e alcançados os pareceres favoráveis dos técnicos e de saúde pública, o Centro Municipal de Atletismo afigurou-se como a escolha mais correta, tendo em conta a dimensão do espaço e o facto de acolher quase 1000 pessoas, além de garantir todas as condições de segurança necessárias.

    Os concertos iniciam às 22h00, com as portas do recinto a abrirem às 20h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Loja Interativa de Turismo, na Plataforma Eurocidade Online (https://eurocidadeonline.cm-vncerveira.pt/#/home) e no próprio dia no local dos concertos com um preço de 7€, havendo ainda a possibilidade de packs para os quatro concertos, a 20€.

    06 Agosto Sexta-feira – CONCERTO COM MARCO RODRIGUES

    Marco Rodrigues apresenta ao vivo “Copo Meio Cheio”, o seu novo disco, sucessor de “Fados do Fado”, nomeado para um Grammy Latino. Com produção de Tiago Machado, “Copo Meio Cheio” não é um disco de fado, é um disco de Marco Rodrigues, onde a sua identidade e a sua incrível capacidade interpretativa se encontram mais definidas do que nunca. Em palco, acompanhado por um irrepreensível trio de fado e um set de bateria e percussão, Marco Rodrigues apresentará para além de alguns temas de “Copo Meio Cheio”, muitos dos sucessos que marcaram a sua carreira, como “Homem do Saldanha” e “Rosinha dos Limões” e alguns fados tradicionais incontornáveis.

    07 Agosto Sábado – CONCERTO COM KATIA GUERREIRO

    Produzido por José Mário Branco e gravado, entre abril e maio de 2018, o novo disco de Katia Guerreiro chama-se “Sempre” e conta com a participação dos seus músicos, companheiros de tantas viagens e aventuras pelo mundo fora naquela que é a sua principal missão e, com o seu fado, representar a música, a poesia e a alma portuguesa. A par de dois ou três temas que se podem considerar Fado Canção, na sua grande maioria o reportório deste disco parte das composições mais tradicionais do Fado. Este disco, por tudo o que tem ao seu redor, marca uma mudança na carreira de Katia, mas quando se é fadista uma vez é-se fadista sempre e cada vez mais.

    13 Agosto Sexta-feira – CONCERTO COM SARA CORREIA

    Em Portugal, a crítica celebrou a estreia de Sara Correia, e aplaudiram unanimemente aquela a quem chamaram a “grande voz da nova geração”. O álbum “Sara Correia” valeu-lhe, em 2019, duas nomeações na primeira edição dos prémios Play, os Prémios da Música Portuguesa, o Prémio Revelação da Rádio Festival. Neste momento, Sara Correia apresenta ao vivo o muito aclamado novo álbum “Do Coração”.Com o fado tradicional onde imprime o seu poder como ninguém, conviverão temas escritos e compostos para a sua voz, tornando-os Fados.

    14 Agosto Sábado – CONCERTO COM ALDINA DUARTE

    Aldina Duarte apresenta o seu mais recente trabalho “Roubados” ao vivo. Tal como acontece no disco, Aldina Duarte cria as suas novas versões a partir de originais por si “roubados” que diz serem insuperáveis; arrisca e ousa todas as alterações de modo a trazê-los para a singular autenticidade fadista, numa busca de verdade que é uma constante nas suas interpretações, recorrendo ao jogo rítmico na divisão dos versos, que sempre a fascinou, usando e abusando até do contratempo (o chamado “roubado” na gíria musical dos fadistas), relevando a música das palavras no seu sentido e na sua poesia, afirmando a sua visão destas histórias cantadas. O espetáculo integra ainda os fados que marcam o percurso de mais de 25 anos de Aldina Duarte no Fado.

    LIBROS

    A pegada de «Ronsel»

    A editorial Galaxia vén de recuperar a súa vella colección «Ronsel», concibida nos anos 80 para darlle cabida «a novas voces e a novas temáticas das nosas letras», en palabras da propia editorial. Daquela, foi o espazo no que se deron a coñecer algúns autores que, andado o tempo, acadarían sona no noso sistema literario, como foi o caso de Darío Xohán Cabana ou Miguel Anxo Murado. Nesta nova andaina e, polo de agora, estréase con dúas publicacións, pero anuncian novas sorpresas ao longo de todo este ano.

    Dores Tembrás, «Enxertos»

    A nostalxia é unha materia prima habitual á hora de escribir poesía, mais non fai falla chegar a tanto. Se, a cotío, esa nostalxia leva implícita certa dose de tristura morriñenta para lembrar tempos pretéritos, non sempre ten que ser así, como demostra Dores Tembrás no seu último poemario, «Enxertos». Dores mergúllase na súa propia memoria, na súa infancia na aldea e na mocidade urbanita, para poñer en práctica unha modalidade de nostalxia leda e luminosa, alonxada de tristuras e saudades

    Queridos Reis Magos…

    Nas cartas aos Reis Magos de Oriente nunca debe faltar unha boa dose de literatura, sexa cal sexa a idade do receptor. Neste andel, como facemos sempre, queremos aportar algunhas recomendacións dirixidas aos máis pequenos da casa.